quarta-feira, 16 de abril de 2008

16 de abril - Dia Mundial da Voz

Quando abril se aproxima, nós, os fonoaudiólogos, já ficamos à espera de informações sobre as comemorações e ações a serem realizadas no Dia Mundial da Voz, 16 de abril. A semana que contempla este dia é recheada de eventos que se voltam para a promoção da saúde vocal, prevenção e detecção dos distúrbios da voz, em especial, aqueles que são reflexos do câncer de laringe. Sabemos que o dever nos aguarda, pois é hora de prestarmos nosso serviço à população carente de informação.
Com objetivo de conclamar a população para ações educativas voltadas para a conscientização vocal e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura, a campanha desenvolvida em torno do Dia da Voz promove uma grande visibilidade pelas autoridades e imprensa, mas principalmente uma significativa procura por parte da população.
Desde 1998, ano do início da campanha, a comunidade fonoaudiológica vem se mobilizando para promover ações que favoreçam a conscientização da sociedade quanto à importância da saúde vocal e a prevenção de alterações na voz. Em anos ímpares, a campanha visa atender a população, principalmente em praças públicas e em postos de atendimento. Nos anos pares a campanha é eminentemente educativa e institucional.
Estimular a presença de fonoaudiólogos e estudantes do curso de Fonoaudiologia nesta prática, colabora para o desenvolvimento de uma mente plural quando o assunto é a saúde coletiva. As experiências adquiridas em uma campanha desta natureza auxiliam ao fonoaudiólogo (e futuro) a compreender alguns aspectos deste trabalho junto à sociedade. Ganha a profissão e a população.
O sucesso da campanha é reflexo de uma parceria entre todos aqueles que acreditam que o fim último é o bem-estar da sociedade. E esta sociedade agradece ao espírito empreendedor e apaziguador do Dr. Wilson Meireles, coordenador geral da campanha, da Dra. Maria Carlos, que geriu a campanha de maneira exemplar; a todos os médicos e fonoaudiólogos que são os grandes amigos da voz; ao apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª. Região; à visão de saúde coletiva incorporada pelo Curso de Fonoaudiologia da UNIFOR, representado pela profa. Christina Praça e seus queridos docentes ao seu Centro Acadêmico e a todos os estudantes que abraçaram este exercício de cidadania e a Cooperativa de Fonoaudiologia do Estado do Ceará, que tem uma visão para além da empresarial: tem um compromisso com o social. Importante também salientar a participação do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno que sempre abraça a causa de uma maneira singular através do canto.
Que nós possamos sempre trabalhar juntos em prol da saúde coletiva, que sejamos cada vez mais ousados em nossas atividades de promoção da saúde e que unamos ainda mais as nossas forças para a inserção da Fonoaudiologia no serviço público, já!
Charleston Palmeira

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei de visitar esse blog.. e com certeza sempre vou vir por aqui pra pegar essas dicas =) beijos. Talita