Ekman e Friesen (1981) classificam os gestos como:
Emblemas: tradução verbal direta (Ex: fazer figa, elevar o polegar). São evitados no telejornalismo;
Ilustradores: enfatizam a palavra ou frase (Ex: o garoto era desse tamanho);
Reguladores: são involuntários (Ex: movimentos de cabeça, direcionamento dos olhos);
Manifestações afetivas: configurações faciais que manifestam estados afetivos, conscientes ou inconscientes;
Adaptadores: manipulação de uma parte do corpo ou objeto, “muleta” (Ex: manipular o cabelo, mexer na caneta).
Cotes (2002) reforça que os filósofos da antiguidade designavam as mãos como segunda inteligência, tamanha sua expressividade e que revelam de modo involuntário as emoções. Seus movimentos no vídeo não devem ultrapassar a linha do queixo. Uma posição de descanso ou neutra deve ser adotada, evitando mãos separadas e espalmadas sobre a bancada. Gesticular com as duas mãos poderá parecer exagero no vídeo. Sobre a expressão facial deve-se evitar: fugir com os olhos, olhar para um ponto fixo, olhar desconfiado e olhar perdido (POLITO, 1996); expressar mistério, impenetrabilidade ou charme. As sobrancelhas acompanham os movimentos da cabeça e os aspectos supra-segmentares da fala em seus movimentos de elevação e abaixamento. Atentar-se para piscar os olhos, evitando o olhar perdido ou mesmo o excesso de piscadelas. A postura tem um caráter estético e funcional. Para o telejornalismo o ideal é uma postura ereta, olhando para a câmera, costas firmemente apoiadas, pés no assoalho e um pouco distantes. Assim, transmite-se segurança (COTES, 2002).
Alguns exercícios poderão ser realizados, como sugerir um modo de gesticular de acordo com as seguintes frases:
- O importante na obra de arte é o espanto (Charles Baudelaire). Gesto: um dos indicadores poderá estar para cima finalizando com sobrancelhas levemente elevadas.
- Ópera é quando o sujeito recebe uma facada nas costas e, em vez de sangrar, canta (Ed Gardner). Gesto: início com mãos em posição neutra, depois seguem unidas para direita e ao final para a esquerda.
- Eu não procuro. Eu encontro (Pablo Picasso). Gesto: as mãos poderão apontar para fora e ao final para dentro.
- É revoltante ver uma pessoa que se sacode e diz que é ator ou atriz. (Raul Cortez). Gesto: evitar o gesto ilustrado de rebolar. As mãos poderão fazer um gesto de negação e a cabeça pontuar as palavras ator e atriz.
- Este maestro rege como se estivesse batendo maionese (Hebert Von Karajan). Gesto: o dedo indicador de uma das mãos poderá realizar um círculo suave indicando o movimento da maionese
O trabalho deve obedecer a filosofia da empresa que veicula o telejornal. Porém, regas básicas são úteis para evitar excesso ou ausência de expressividade. Assim, o bom senso também é um aliado para não tornar notícias sérias em sensacionalistas e as vitórias esportivas, em derrotas.
Charleston Palmeira
Referências
COTES, C. Articulando voz e gesto no telejornalismo. In. FERREIRA, L. P.; ANDRADA E SILVA, M A. Saúde vocal: práticas fonoaudiológicas. São Paulo: Roca, 2002.
KYRILLOS, L.; ANDRADE, D.F; COTES, C. Fonoaudiologia na telejornalismo. In. FERREIRA, L. P.; ANDRADA E SILVA, M A. Saúde vocal: práticas fonoaudiológicas. São Paulo: Roca, 2002.
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