sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Programa de Atendimento Fonoaudiológico para Cantores - Promoção da Saúde

Este programa busca contribuir para a prática fonoaudiológica junto aos cantores amadores e profissionais no tocante a promoção da saúde vocal. Trata-se de uma sugestão didática sobre o desenvolvimento do atendimento de cantores com objetivo de promover a saúde vocal e conseqüente aumento da resistência vocal. O programa foi dividido em etapas e o tempo disponível para cada uma delas está vinculado à dinâmica de trabalho empregada pelo fonoaudiólogo e pelo grau de assimilação dos conteúdos pelo cantor. As etapas constam de:

1. Aplicar triagem vocal com objetivo de selecionar cantores para as ações fonoaudiológicas em grupos ou individual;
2. Realizar avaliação vocal perceptual da voz cantada e falada, análise acústica da voz falada e gravação em vídeo da voz cantada;
3. Explanar sobre a fisiologia vocal, os distúrbios da voz e saúde vocal para o cantor;
4. Conhecer e aplicar técnicas para relaxamento e aquecimento vocal. Prática de canto: enfoque no relaxamento. Conhecer e aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
5. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Conhecer e adequar a respiração para a fonação: tipo, capacidade e controle pneumofônico. Prática de canto: enfoque na respiração. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
6. Aplicar técnicas de aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Prática de canto: enfoque no relaxamento e respiração. Aplicar técnicas de desaquecimento vocal;
7. Aplicar técnicas de aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Conhecer e aplicar técnicas para articulação. Prática de canto: enfoque na articulação. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
8. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Prática de canto: enfoque na articulação. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
9. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Conhecer a importância da audição para o canto. Treino auditivo: voz cantada e falada disfônica e adaptada;
10. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Prática de canto: enfoque no relaxamento, respiração e articulação. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
11. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Conhecer e aplicar técnicas para ressonância. Prática de canto: enfoque na ressonância. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
12. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Prática de canto: gravação em vídeo. Aplicar técnicas de desaquecimento vocal. Reavaliação;
13. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Conhecer e aplicar os recursos do microfone. Prática de canto: uso do microfone. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
14. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Conhecer e aplicar os recursos não verbais – gesticulação, expressão facial. Prática de canto: uso de recursos não-verbais. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
15. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Aplicar os recursos não verbais – gesticulação, expressão facial. Prática de canto: uso do microfone e de recursos não-verbais. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
16. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Seleção de repertório;
17. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Treino auditivo e visual: apresentação de vídeos de cantores;
18. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Aplicar os recursos não verbais – gesticulação, expressão facial. Prática de canto: ensaiar repertório. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
19. Aplicar técnicas para aquecimento vocal. Ajustar a respiração para a fonação. Aplicar técnicas para articulação. Aplicar técnicas para ressonância. Aplicar os recursos não verbais – gesticulação, expressão facial. Prática de canto: ensaiar repertório no local da apresentação. Aplicar técnicas para desaquecimento vocal;
20. Devolutiva do atendimento fonoaudiológico.

As práticas de canto funcionam como recursos para fixar as técnicas propostas pelo fonoaudiólogo. Deve-se discutir o programa fonoaudiológico com o professor de canto para que haja consonância entre as atividades propostas.
Charleston Palmeira

4 comentários:

Anônimo disse...

Prof., muito bom todo o material postado. Espero q escreva mais. Esta sendo enriquecedor!!!

Unknown disse...

adorei, vou adicionar aos meus favoritos..

Fonoaudiologia Fateci disse...

Olá, sou Adriana Araújo da Fateci, agora quando vc desejar fazer um comentário no nosso blog, mandar recados e outros assuntos, é só me procurar.
As fotos ficaram show? Mande-nos por e-mail fonofateci@bol.com.br
ou direto comigo Adrianaacbsj@zipmail.com.br

Monica disse...

Olá, sou Fga.Monica Queiróz.Amei o artigo,muito bom.Vou adicionálo ao meus favoritos.
O nome do meu blog é "Fonoaudiologia qualidade de vida",visite-me quando quiser.
Um abraço.